...

ESTUDANTE DA UESC É PREMIADO POR ESTUDO SOBRE ESTOQUE DE CARBONO

Ramiris Ramiris Moraes cursa o programa de doutorado em ecologia e conversação da biodiversidade da UESC. Em São Paulo, apresentou a sua pesquisa sobre o estoque de carbono na Mata Atlântica. O estudo foi um dos seis premiados na primeira edição da School of Advanced Science on Nitrogen Cycling, entre mais de cem inscritos. Realizado na última semana, o evento reuniu participantes de cinquenta países.

Em seus estudos, Moraes aponta como o desmatamento pode alterar a dinâmica de nutrientes na Mata Atlântica. A pesquisa indica que a quantidade de árvores numa determinada área é um forte indício das mudanças no estoque de carbono. Na ocasião, o doutorando mostrou que as áreas mais desmatadas perderam aproximadamente 80% do seu estoque de carbono. A comparação considera regiões mais conservadas.

O trabalho ainda demonstra a possibilidade da alteração afetar o estoque de carbono do solo, o que seria mais um fator de emissão de CO2 para a atmosfera, já que a estocagem natural evita a dispersão do gás.

Nenhum comentário: