ESTUDANTE DA UESC É PREMIADO POR ESTUDO SOBRE ESTOQUE DE CARBONO
Ramiris
Moraes cursa o programa de doutorado em ecologia e conversação da
biodiversidade da UESC. Em São Paulo, apresentou a sua pesquisa sobre o
estoque de carbono na Mata Atlântica. O estudo foi um dos seis premiados
na primeira edição da School of Advanced Science on Nitrogen Cycling, entre mais de cem inscritos. Realizado na última semana, o evento reuniu participantes de cinquenta países.
Em seus
estudos, Moraes aponta como o desmatamento pode alterar a dinâmica de
nutrientes na Mata Atlântica. A pesquisa indica que a quantidade de
árvores numa determinada área é um forte indício das mudanças no estoque
de carbono. Na ocasião, o doutorando mostrou que as áreas mais
desmatadas perderam aproximadamente 80% do seu estoque de carbono. A
comparação considera regiões mais conservadas.
O
trabalho ainda demonstra a possibilidade da alteração afetar o estoque
de carbono do solo, o que seria mais um fator de emissão de CO2 para a atmosfera, já que a estocagem natural evita a dispersão do gás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário