O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, autorizou a recuperação das casas do Programa Habitar Brasil, no bairro Teotônio Vilela, que foram desocupadas por meio de decisão judicial, atendendo a exigência da Caixa Econômica e do Ministério das Cidades. De acordo com o prefeito, o governo municipal realizará a intervenção nos imóveis a fim de reconstituir seu estado físico anterior à ocupação irregular, pois muitos deles foram depredados por atos de mau uso e vandalismo.
A desocupação do condomínio habitacional
foi realizada através de ação judicial, em dezembro de 2015, por meio
de uma solicitação do Município, que é responsável pelo prazo de
conclusão da obra e prestação de contas ao Ministério das Cidades. Na
época da retirada dos ocupantes, a Secretaria de Desenvolvimento Social
(SDS) realizou triagem com o intuito de encaminhar algumas famílias a
outros programas sociais, a exemplo do Aluguel Social, Bolsa Família e
Minha Casa Minha Vida.
Segundo o prefeito, “serão gastos 249
mil reais para a recuperação dos imóveis, cujos recursos saem dos cofres
da prefeitura, de um orçamento já combalido”. Por outro lado, pondera
que a medida adotada é necessária para a retomada das obras, no intuito
de que as residências sejam concluídas e, posteriormente, entregues aos
beneficiários do programa Habitar Brasil, que são moradores da
localidade conhecida como Rua do Mosquito.
Jabes Ribeiro explica que a medida
também evita que o Município fique obrigado a devolver os recursos já
investidos no empreendimento, equivalentes a 18 milhões de reais. “O
município fez uma negociação com a Caixa Econômica Federal e ela não
admite retomar a obra sem que a gente faça a recuperação dos imóveis”,
afirmou o prefeito de Ilhéus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário