Juiz de Brasília aceita denúncia contra Lula e o torna réu pela terceira vez
A Justiça Federal de Brasília abriu ação penal contra o ex-presidente
Luiz Inácio Lula da Silva, o sobrinho dele, Taiguara dos Santos, o
empresário Marcelo Odebrecht e outras oito pessoas, por acusação de
fraudar contratos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES). Eles responderão pelos crimes de organização criminosa,
lavagem de dinheiro, corrupção e tráfico de influência. Com a aceitação
da denúncia pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal
de Brasília, Lula se torna réu pela terceira vez. Ele responde ainda a
um processo em Brasília por tentativa de atrapalhar o acordo de delação
premiada de Nestor Cerveró, e outra no Paraná, por supostamente ter
recebido vantagens indevidas da OAS, como reforma em um tríplex no
Guarujá e armazenamento de pertences. De acordo com o Ministério Público
Federal (MPF), Lula atuou junto ao BNDES para favorecer a Odebrecht em
empréstimos para obras da empreiteira em Angola. Ainda segundo as
investigações, a empresa pagou aos envolvidos na operação criminosa R$
30 milhões. Para o juiz, a análise prévia dos fatos aponta indícios de
que os acusados cometeram os crimes. "É o caso desta peça acusatória,
que demonstrou até agora a plausibilidade e a verossimilhança das
alegações em face da circunstanciada exposição dos fatos tidos por
criminosos e as descrições das condutas em correspondência aos
documentos constantes do inquérito policial nº 1710/2015- SR/DPF/DF,
havendo prova neste juízo perfunctório da materialidade e indícios das
autorias delitivas", afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário