...

Assistência Social de Ilhéus entrega enxovais a gestantes.

Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher – comemorado em 8 de março –, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus entregou, nesta última quarta-feira (7), no auditório da Justiça Federal, enxovais para 115 gestantes. Participaram do evento secretário Ari Silva
Santos, representando o prefeito Newton Lima, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Ednei Mendonça, a vereadora Professora Carmelita, além de familiares das gestantes beneficiadas.
Cada gestante que durante o período da gravidez participou das palestras em seus respectivos grupos de convivência nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), recebeu um kit completo para o recém-nascido, contendo 27 itens. O evento contou com música ao vivo, exibição de vídeos e apresentação cultural do grupo de adolescentes “Atitude Jovem”, que mostrou ao público músicas de combate e prevenção às drogas, violência e DST.
Segundo secretário de Governo, Edinei Mendonça, essa atividade deve ser lembrada não pelo bem material, mas pela dedicação e pelo compromisso das pessoas que tornaram o evento possível de acontecer. De acordo com o secretário Ari Santos, a distribuição desses kits é uma forma de garantir que essas mulheres cumpram o pré-natal, pois durante o período da gravidez elas são acompanhas pela equipe. Ainda segundo ele, após o nascimento da criança, as mães serão acompanhadas por seis meses pelo Cras, com orientações sobre vacinação de cuidados com o bebê e higiene.
Em Ilhéus existem cinco unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Localizados na Barra, Olivença, Banco da Vitória, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória, essas unidades através das suas equipes multiprofissionais, realizam atividades com grupos de gestantes, idosos e atuam no encaminhamento de pessoas da comunidade e abrangência territorial para outros serviços da Assistência Social. Cada Cras reuniu um grupo com 23 grávidas para apresentar temas recorrentes à situação.
O grupo de gestantes recebeu palestras com fisioterapeutas e oficinas sobre amamentação, DST e acompanhamento do pré-natal. Cada kit que será recebido por elas, é composto por itens como banheira, sabonete, fraldas de pano e descartáveis, chupeta, mamadeiras, talco, colônia, algodão, manta, entre outros utensílios. Para Maria Alda Santos, moradora do Teotônio Vilela, que frequenta o Cras do bairro há cerca de três anos, “a atenção dada pelo Cras e as atividades que participo são sempre bem realizadas e gratificantes para nós que fazemos parte desta comunidade”, afirmou.
jpg/Entregaexovais.jpg
O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. O trabalho do Cras visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.agravo

Nenhum comentário: