...

Resumão de todas as notícias de acidentes e crimes do dia, parte V.

Suicida se enforca com cordão branco em Teixeira de Freitas.
O IML – Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, através do Departamento de Polícia Técnica (DPT) informou oficialmente no final da manhã desta quinta-feira (22/12), a Polícia Civil por meio do laudo de exame cadavérico o resultado da causa morte do jovem André Barbosa Dias, 29 anos, encontrado morto num cômodo da casa de nº 497
da Rua das Flores no bairro São Lourenço em Teixeira de Freitas.
Embora o cenário do delito já deixasse evidente a ocorrência do suicídio, mas considerando que a vítima fosse usuária de drogas, o delegado Charlton Fraga requereu exame pericial no local e complementar de medicina legal objetivando se obter a verdadeira causa morte do rapaz. Segundo o perito criminal Manoel Garrido, autoridade científica responsável pelos exames criminalísticos, pelas condições encontradas no cenário do evento delitivo, tudo já levava a crer sobre a ocorrência de um suicídio diante do corpo pendurado pelo pescoço por uma corda, mas os exames foram conclusivos e esclareceram dúvidas, especialmente a Polícia Judiciária.

O delegado Charlton Fraga apurou junto aos familiares, que o suicida André Barbosa Dias, 29 anos, era dependente químico e depressivo, tanto que vinha sofrendo de desesperança porque trabalhava muito e todo o salário investia no uso de drogas. E o perito criminal Manoel Garrido informa que o corpo foi encontrado suspenso por uma corda nylon branca que foi amarrada ao pescoço e a outra ponta em um caibro na estrutura superior da casa, onde também, segundo seus familiares, antes de cometer o suicídio, a vítima teria enterrado um prego como forma de dar sustentação ao nó da corda na madeira.

Janailson Pereira de Souza, vulgo “jai do aceiro” foi assassinado no bairro aliança em Wenceslau Guimarães. A vítima foi alvejada por três disparos e já foi encontrado morto. O crime aconteceu na rua projetada cinco, segundo informações de populares, três elementos desceram de duas motocicletas não identificadas e efetuaram vários disparos contra “ jai do aceiro” .
Policiais do 2º Pelotão em Wenceslau Guimarães foram até o local do homicídio e quando conseguiram identificar o homem, descobriram que ele tinha uma vasta ficha criminal. “Não chegou a ser encaminhado para a penitenciária, mas já havia sido preso por roubo e envolvimento com o tráfico de drogas”, relatou um dos militares que atendeu a ocorrência.
A motivação ainda é desconhecida, mas a polícia acredita que provavelmente “Jai” tenha encontrado algum desafeto pelo caminho. O corpo foi encaminhado ao IML e as investigações ficam a cargo da Polícia Civil.
Jai do aceiro morre com três tiros na cidade de Wenceslau Guimarães.


Plantio de drogas: Agricultor preso em distrito pela PM
No final da manhã desta quinta-feira (22), os policiais militares do Tático Móvel apresentaram no Complexo Policial, o agricultor Valmir Rodrigues da Cruz, 42 anos. Ele foi acusado de estar traficando drogas e foi flagrado regando o plantio quando recebeu voz de prisão.
Os policiais informaram que cerca de trinta pés de maconha foram encontrados no interior da chácara na fazenda Tapera no distrito de Jaíba. Os militares enfatizaram que no local haviam buracos, onde demonstrava que outros pés já tinha sido colhidos .O sargento Bastos informou à reportagem que os familiares confirmaram que a droga pertence a Valmir. O acusado rebate as acusações dizendo que a maconha pertence ao sobrinho conhecido como “Deco”. No depoimento aos policiais na delegacia, o agricultor revelou que estava doente e por isso estava cultivando a droga com a finalidade de obter lucro para pagae a sua cirurgia.
Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa
Polícia Civil tenta prender autores da morte de Cabeção em Teixeira de Freitas  
Por Jotta Mendes
O chefe da 8ª Coordenadoria Regional da Polícia de Teixeira de Freitas, delegado Marcus Vinicius já determinou uma equipe para apurar a ocorrência do assassinato do jovem Miguel Silva Brito o “Cabeção” de 26 anos, que residia na Rua Pedreira nº 61, no bairro Castelinho e foi assassinado com 6 tiros na madrugada desta quarta-feira (21/12), na Travessa Adelino Medeiros em frente ao imóvel nº 34 no próprio bairro Castelinho, zona-leste da cidade.
O laudo preliminar criminalístico informando à Polícia Civil e assinado pelo perito criminal Manoel Garrido, descreve que a vítima foi atingida por perfurações de arma de fogo, na mão direita (lesão de defesa), braço direito, região do tórax, no abdômen, clavícula direita e na coxa da perna direita. Para a delegada Andressa Carvalho que apura a ocorrência de homicídio, caracteriza crime de execução, uma vez que a quantidade de tiros efetuados contra a vitima, impossibilitou qualquer chance de defesa. Contudo, baseado em informações da própria família, o assassinato teria sido encomendado por um traficante do bairro, a quem a vítima estava devendo.

Bandidos rivais trocam tiros em Sete de Abril
A agilidade de uma guarnição da 50ª Companhia Independente de Polícia Militar em averiguar, na quarta-feira (21), denúncia sobre um confronto entre criminosos armados na localidade de Bela Vista, no bairro Sete de Abril, evitou que a rixa entre grupos rivais resultasse em homicídios. Leandro de Souza Sodré, o “Pingo”, e Iranildo Alves dos Santos, o “Bomba”, flagrados com dois revólveres calibre 38 quando trocavam tiros com os traficantes conhecidos como “Pelezinho”, Magno, “Nem” e “Jegue”, foram conduzidos para a 10ª Delegacia Territorial (Pau da Lima) e autuados por porte ilegal de arma, pelo delegado plantonista Antônio Cardoso Júnior.
Um adolescente integrante do grupo de Pingo e Bomba, que também participou do confronto, foi conduzido à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Brotas, juntamente com o seu revólver. Chegando à Bela Vista poucos minutos após o início do confronto, a guarnição da 50ª CIPM, comandada pelo major Ricardo Mattos, conseguiu desarmar todos os componentes da quadrilha, enquanto os quatro traficantes rivais fugiam.
Pingo confessou que portava a arma de fogo para se defender do bando de Pelezinho, autor da morte de seu irmão Marcelo de Souza Sodré há três anos, e que o grupo rival tentou assassiná-lo em três oportunidades. Bomba informou que o traficante apelidado de Jegue, comparsa de Pelezinho, matou seu irmão Denílson Santos Silva há quatro anos.
Segundo o delegado Carlos Habib, titular da 10ª DT, a polícia investiga a participação das duas quadrilhas em homicídios registrados na região de Sete de Abril. “As armas apreendidas serão periciadas e, constatando-se que disparos foram desferidos recentemente de cada uma delas, buscaremos elementos para indiciá-los por tentativa de homicídio contra os quatro rivais”, pontuou Habib.
Informações e Foto SSP/BA
 Mais integrantes da quadrilha de “Buiú” são presos

Uma investigação conjunta das Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Itabuna (6ª) e Eunápolis (23ª) levou à prisão do traficante Genivaldo Dantas dos Santos, na madrugada desta quinta-feira (22), em uma fazenda na localidade de Itararé, zona rural de Buerarema. Genivaldo é integrante da quadrilha liderada por André Márcio de Jesus, o “Buiú”, apontado como o líder do tráfico de drogas nos bairros Baianão e Mercado do Povo, em Porto Seguro.

Na mesma operação, os policiais localizaram também o traficante Rivaldo Freitas de Oliveira, o “Maicão”, foragido da 1ª Delegacia Territorial (DT) – Porto Seguro, desde novembro deste ano, quando matou um soldado da PM na fuga. Ele também estava escondido na fazenda em Itararé e, ao perceber o cerco policial, tentou fugir pelos fundos da propriedade, atirando contra os investigadores. Houve revide e “Maicão” foi ferido no confronto e não resistiu.

Os investigadores apreenderam, no local, uma pistola 380 mm, dois revólveres calibre 38 e certa quantidade de crack, maconha e cocaína. Genivaldo é foragido da Justiça de São Paulo, onde tem mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. Naquele estado, o criminoso responde ainda a oito processos por crimes como homicídio e lesão corporal. Atuado por tráfico, Genivaldo ficará custodiado na Delegacia Territorial de Buerarema.

O traficante “Maicão” foi o responsável pelo assassinato do policial militar Luiz Cláudio Dias dos Santos, com quatro tiros, durante sua fuga da carceragem da DT de Porto Seguro. Os investigadores das Coorpins de Itabuna e Eunápolis chegaram até os traficantes depois de monitorar os movimentos de Taise Santos de Jesus, também integrante da quadrilha de “Buiú”, que se deslocaria de Porto Seguro para Buerarema com drogas para “Maicão” e Genivaldo. Ela foi autuada por associação para o tráfico e ficará custodiada na delegacia de Buerarema.
Porto Seguro
O titular da 23ª Coorpin, delegado Evy Paternostro, disse que, depois dos incidentes ocorridos em Porto Seguro, promovidos por traficantes em represália a operações da Polícia para reprimir o tráfico, a segurança foi reforçada na cidade. A Delegacia Territorial (DT) de Arraial d’Ajuda e a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), em Porto Seguro, teve aumento de pessoal, com mais investigadores. Escalas extras foram programadas para ampliar a ação das unidades policiais. Segundo Paternostro, as investigações para localizar e prender o traficante “Buiú” também foram intensificadas.
Ascom/PC
   Jovem que matou padrinho é preso em Mairi 

Paulo dos Reis Oliveira, 20 anos, o “Cone”, e um adolescente de 17 anos foram apontados como autores do latrocínio do agricultor aposentado, Almir Pinheiro Borges, 63 anos, no município de Mairi, a 284 km de Salvador. A vítima foi assassinada a socos e pontapés, em sua residência, no povoado de Uruçu, zona rural de Mairi, depois que os criminosos roubaram a quantia de R$ 500, mais um celular.
Segundo o delegado Zenon Almeida, titular de Mairi, uma denúncia anônima, encaminhada à polícia, informava que Paulo e o adolescente planejavam fugir para São Paulo. Dois dias após o crime, na segunda-feira (19), Paulo foi localizado dentro de um bar, em Uruçu, e encaminhado à delegacia. O adolescente, quando soube da prisão do comparsa, tentou se esconder num matagal, mas foi encontrado também.
 O agricultor aposentado era padrinho do garoto e já havia sido assaltado, por Paulo, em outras duas ocasiões, mas em nenhuma delas chegou a prestar q  ueixa dos roubos. O agricultor morava sozinho no sítio, enquanto os filhos e esposa residiam em uma casa na zona urbana de Mairi. Os latrocidas confessaram ter invadido a casa e agredido violentamente o idoso, mas alegaram não imaginar que ele viria a falecer.
 Paulo foi autuado em flagrante por latrocínio e segue custodiado na carceragem da DT de Mairi.  O delegado Zenon Almeida solicitou à Justiça a internação provisória do adolescente, que no momento da apreensão ainda estava com parte do dinheiro roubado do idoso. O delegado afirmou também que busca agora saber se a dupla está envolvida com outros roubos a sitiantes idosos na região.
Policiais encontram mais 04 Kg de maconha prensada em fazenda de Camacan.

As polícias Civil, militar e CIPE Cacaueira, foram até a Fazenda Boa Esperança a 23 km da se de do Município de Camacan, na região do Rio Pardo, na manhã desta quinta-feira, (22), onde cortaram e incineraram mais de 100 mil pés de maconha, que eram irrigados, havia um anos na propriedade. 
A plantação era cultivada por um homem identificado como Erlon de Souza Dias, 45 anos, que morava na fazenda e fugiu quando percebeu a chegada da polícia na tarde desta quarta-feira.
A plantação era era equivalente a dois estádios de futebol e era cultivada no estilo de hortaliças á base da irrigação a vapor. 

Os moradores das fazendas circunvizinhas, de onde Erlon mora com a família, estão perplexos com o acontecimento e disseram nunca terem desconfiado que Erlon fazia isso nem que ele traficava e plantava a substância entorpecentes naquela dimensão. 
Quem presenciou a plantação de perto, se assustou pela quantidade irrigada nas dependências da Fazenda Boa Esperança.

Na visita que os policiais fizeram na propriedade, na manhã desta quinta-feira, fizeram uma busca, e ainda conseguiram encontrar, balança de precisão, prensa e aproximadamente 4 kilos de maconha, prontas para comercialização. O acusado continua foragido, a sócia dele na propriedade, Valdilene Dias, de 55 anos, foi presa. 
otempojornalismo

Nenhum comentário: