
ALERTA!
A leptospirose doença infecciosa causada pela bactéria leptospira, encontrada principalmente na urina de ratos, mata! O menor contato com água infectada, como a das enchentes causadas pela chuva por exemplo, já oferece altos riscos de contaminação.
A principal forma de contaminação é o contato com essa urina, presente em esgotos e bueiros, que se
mistura às águas das chuvas, enxurradas e lamas de enchentes. A doença não é transmitida entre seres humanos.
mistura às águas das chuvas, enxurradas e lamas de enchentes. A doença não é transmitida entre seres humanos.
Qualquer pessoa que tiver o mínimo contato com a água infectada, pode ser contaminada pela bactéria. A leptospira penetra no corpo através da pele, geralmente, se o indivíduo tiver algum tipo de lesão.
Frieiras, cortes, unhas encravadas, arranhões, ferimentos e lesões, até mesmo aquelas impossíveis de serem vistas a olho nu, podem ser uma porta de entrada para a leptospirose.
Um dos problemas de detecção da leptospirose é que, muitas vezes, a doença é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas.
Os primeiros sintomas, normalmente, levam de uma a duas semanas depois do contato com a enchente para aparecer. Mas podem levar até 30 dias para dar um sinal.
Quem apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo, dias depois de ter entrado em contato com águas de enchente ou de esgoto, deve procurar um centro de saúde imediatamente e lembrar de avisar ao médico sobre a forma de contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário