...

Parte II: Agência bancária de Ilhéus virou dormitório de mendigos.

É isso aí mesmo: Muitos bancos de Ilhéus estão se transformando em albergues para moradores de rua. Agências bancárias são utilizadas por mendigos como abrigo no fim do horário de expediente, quem procura pelo caixa eletrônico acaba se deparando com os moradores de rua e até bandidos dormindo dentro do local.
 Vários moradores de rua estão passando a noite e o dia dormindo dentro da agência do banco Itaú, na área dos caixas eletrônicos.
  E aí vem a dedução lógica: Se um morador de rua passa a noite e o dia dentro de um banco justamente na área dos caixas eletrônicos, um assaltante ou uma quadrilha de clonagem de cartões pode muito bem fazer o mesmo. Como alguém que tem juízo vai usar estes serviços à noite, mesmo com a maior das necessidades?
Uma moradora do Alto do Outeiro de São Sebastião, conta que teve que sair com urgência de casa e sacar dinheiro para comprar remédio para sua filha, chegando ao local percebeu que tinha alguém a observando, com medo de ser assaltada desistiu de fazer o saque naquela agencia bancária.
Indignada com aquela situação desabafou: “A gente fica muito exposta, pois enquanto a gente faz um saque o bandido fica não só do lado de fora como de dentro também, esperando à hora para roubar”.

Apesar dos lucros incalculáveis os Bancos não querem investir na segurança fora do expediente, que com certeza evitaria absurdos como este.
Mesmo existindo a Lei 7102/83, que determina várias obrigações preventivas dos banqueiros com relação à segurança, vários itens não são cumpridos.

Recentemente, o Superior Tribunal da Justiça entendeu que uma instituição bancária é responsável pela segurança dos clientes quando estes utilizam os terminais
de auto-atendimento, mesmo após o expediente bancário. De acordo com estudos jurídicos, a responsabilidade civil do banco é referente à função do risco da
atividade habitualmente exercida.
Portanto, quando os assaltos são ocorridos nos terminais da própria agência, mesmo além do horário bancário, o banco é responsável. No caso dos terminais
localizados em vias públicas, caso dos caixas 24 horas, a responsabilidade é do Estado.

Há poucos dias o jornal A Tarde publicou matéria sobre os Bancos, que continuam resistindo ao cumprimento das exigências determinadas para proteção e conforto dos clientes, de quem eles tanto precisam.
Segundo informações os bancos; Itaú-Unibanco, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e HSBC, já foram multados pelo descumprimento de leis e normas nesse sentido.

Caso alguma unidade bancária esteja funcionando sem a devida segurança, conclamamos os companheiros a denunciarem ao Sindicato para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

 Enquanto a pessoa está ao lado da máquina não existe crime.
 Para acionar a Guarda Municipal ou a PM, a pessoa precisa ser ameaçada ou abordada pelo mendigo, que na maioria das vezes fica no local para pedir dinheiro aos clientes.
Kalabel ex-presidiário e morador de rua.
Manchinha ex-presidiário e morador de rua
 
 Muitos moradores e turistas viram a cena. 
 É lamentável.
 
 
 

Nenhum comentário: