O Conselho Comunitário de Segurança de Ilhéus – Centro e Adjacências - é um órgão composto por membros da sociedade ilheense, representantes de entidades diversas, que visa discutir e planejar medidas para melhorar os problemas locais concernentes à Segurança Pública. O Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG) permite que sejam feitas críticas e sugestões ao trabalho da
polícia civil, militar, ou outros órgãos incumbidos de manter a
ordem social. Também por intermédio da CONSEG, realizam-se campanhas e eventos educativos para tornar a localidade mais segura e, por conseqüência, melhorar a qualidade de vida da população.
polícia civil, militar, ou outros órgãos incumbidos de manter a
ordem social. Também por intermédio da CONSEG, realizam-se campanhas e eventos educativos para tornar a localidade mais segura e, por conseqüência, melhorar a qualidade de vida da população.
Como iniciativa para melhorias na localidade do Centro e Adjacências, no último dia doze às nove horas, foi realizada uma reunião na sala da 2ª Vara Crime no Fórum Epaminondas Berbet de Castro, que teve como pauta “Os Guardadores de Carros” da área 68ª CIPM – Centro e Adjacências – onde foram discutidas ações de desocupação do Galpão Velho pertencente à CODEBA, foco de usuários de drogas, a retirada de embarcações abandonadas no Antigo cais do Porto de Ilhéus (Centro), local de prostituição e uso de entorpecentes, o cadastramento funcional dos guardadores de carros em um projeto futuro de criação da zona azul para disciplinar os locais de estacionamento e os profissionais que atuarão nesse trabalho.
Ficou definido também um combate aos guardadores de carro que utilizam o expediente para extorquir os proprietários de veículos, inclusive com ameaças; bem como fazer uso e traficar drogas nas ruas do centro da cidade. A reunião foi o primeiro passo rumo a melhorias na segurança comunitária, contando com o apoio da sociedade e de outros órgãos públicos. Participaram da reunião autoridades como o Dr. Faissal (Juiz da 2ª Vara Crime), representando o Poder Judiciário, o Dr. Pedro (Promotor do Ministério Público), a Dr.ª Andréa (Delegada de Furtos e Roubos), representando a Polícia Civil, Cap PM Barreto (Secretário de Segurança de Ilhéus), representando a Prefeitura Municipal, Maj PM Gustavo (Comandante da 68ª CIPM/Centro), a advogada Suzana Patury, a convidada Danúsia da Lions Centro; além do Cap PM Jalba (Chefe da SPO), do 1ª Ten PM Érdens (Chefe da SME) e da Sd PM Cátia (membro da SME).
A comunidade não deixou de participar, pois estava representada pelo Conselho Comunitário de Segurança que tem como presidente e vice-presidente o Sr. Renato e o Sr. Jailson, respectivamente. O que evidencia uma parceria entre a 68ª CIPM/Centro, outros órgãos de Segurança Pública e a comunidade visando a ordem e melhorias nas condições de vida dos cidadãos da região local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário