...

A lepra nos primórdios.

Eu vou tentar fazer você viajar junto comigo na antiguidade.     
No tempo de Jesus a lepra era uma doença incurável, o leproso era considerado impuro e não podia de hipótese alguma viver no convívio com as demais pessoas.

Os leprosos eram condenados ao ostracismo completo, por serem considerados ameaça à sociedade.
Todos os contaminados eram excluídos e condenados a viver escondidos nas cidades dos leprosos que ficavam nos desertos; Naquela época a doença era considerada de cura muito difícil, por isso, os
portadores de lepra viviam isolados fora da cidade, e se caso eles precisassem andar em público pelas ruas, tinham de tocar um sino, dizendo: Leproso! Leproso! Alertando a todos  que ali ia passando um impuro afim de que ninguém se aproximasse dele. Muitos leprosos viviam praticamente sem comer e sem beber. 

Continuando no contexto bíblico, vou citar para vocês um caso de lepra que é bastante conhecido por todos.
A lepra de Jó

De acordo com as escrituras sagradas, Satanás feriu a Jó com uma lepra maligna, que ia desde a planta dos pés até o alto da cabeça.
Aquele tipo de lepra chegou ao estágio mais crítico da doença, certa vez, Jó, chegou a raspar o pus do seu corpo com um caco de telha.
Durante os meus estudos bíblicos eu tentei me aprofundar um pouco neste assunto que muito me intrigou, de acordo com as escrituras, a lepra conhecida como hanseníase, era a doença que mais ceifava vidas.
Embora a bíblia estive-se certa quanto à lepra, eu percebi que a tradição daquele povo não ajudava na recuperação das vitimas, já que para eles os leprosos eram pessoas impuras vitimas do castigo de Deus.
Caso um portador desse tipo de doença de pele (lepra) ficasse curado, ele teria que em 1° lugar se  apresentar aos sacerdotes, que eram os examinadores da doença, designados para proteger os interesses da sociedade, cabia aos sacerdotes, autorizar ou não a integração destes indivíduos curados no leito da sociedade "pura".

Resumindo, No meu entender As condições precárias de higiene, e a falta de alimentos debilitavam os leprosos deixando-os desnutridos, indefesos e sucessivos a proliferações de outras doenças. 
Como a tuberculose e até cólera. 

Você já agradeceu a Deus hoje?
Se não este é o momento.

 O hábito de agradecer, nos ajuda a ser vitoriosos; Mesmo quando nada de mais lhe aconteceu, ou mesmo quando algo errado ou mesmo ruim tenha acontecido. Não deixe de agradecer a Deus, temos sempre muita coisa para agradecer... Por que enxergo, obrigado. Porque hoje eu me alimentei bem, obrigado. Porque não sofre nenhum acidente, obrigado. Porque estou com saúde, obrigado. Porque cheguei em casa com vida, obrigado, por tudo dai graças ao Senhor, obrigado...

Nenhum comentário: