...

PAPAI LULA EM ILHÉUS.Seja bem Vindo!

"RICO NÃO PRECISA DO ESTADO"


Comemorado pelos presentes como se artista fosse, o presidente Lula chegou a comparar sua ascenção frente ao público com o desempenho do clube tricolor que subiu à série A. "Tô quase igual o time do Bahia", disse. Diante de caravanas de moradores de diversos municípios da região sul, o presidente fez um balanço de seu governo no tocante ao crescimento da economia e das políticas de distribuição de renda. "Quem sustentou o crescimento da economia (na crise) foi a classe C e D. Dê a um pobre 10 reais que ele vira um consumidor. Dê a outro cidadão 1 milhão e ele vira um especulador. Na mão do pobre se transforma em um produto de crescimento econômico. A pessoa não vai comprar dólar, mas comprar um feijão, uma farinha, e aquilo retorna diretamente para o comércio", comparou. Mesmo saindo do governo com a maior taxa de juros do mundo, e lucros recordes do sistema bancário, Lula defendeu a tese de que seu governo voltou suas atenções para a parcela pobre da sociedade. "Dizem que Lula só pensa em pobre. Os ricos não precisam do Estado. Quem precisa do Estado é a parcela mais pobre do país", disse. Com o tom de humor que lhe é peculiar, o presidente falou ainda sobre a importância do programa Luz para Todos, "para que as pessoas comprassem suas TVs para ver o presidente", disse, para em seguida alfinetar a imprensa local. "Mas Wagner não teve sorte, porque a televisãosinha daqui não publica tanto a cara dele", afirmou. Lula falou também da importância de ter uma geladeira, porque "todo mundo é filho de Deus, e o que todo mundo quer é tomar uma cervejinha gelada".

MINISTRO DIZ QUE LULA FEZ OBRAS “SEM PRECEDENTES”



Em um discurso empolgado na cerimônia de assinatura das ordens de serviço para os quatro primeiros lotes da Ferrovia da Integração Oeste-Leste, o baiano Paulo Sérgio Passos, titular do Ministério dos Transportes, cobriu o presidente Lula de elogios.

Segundo Passos, Lula realizou “um pacote de obras sem precedentes na história desse país”. Ele enfatizou que os investimentos foram especialmente direcionados às áreas da habitação, saneamento, recursos hídricos e transportes.

Sobre sua área, o ministro afirmou que houve uma melhora no estado das rodovias, que também receberam obras de pavimentação e duplicação. Passos também citou obras em portos, ferrovias e hidrovias, destacando a construção das eclusas de Tucuruí, no Pará, que tornaram possível a navegação de Belém até Marabá. A obra ficou parada por mais de 30 anos.

Especificamente com relação à Fiol, Passos declarou que se trata, “do ponto de vista viário, da maior obra de infraestrutura que a Bahia já viu”.

ETERNO PRESIDENTE


Não tem jeito. Cada evento com o presidente Lula até o fim do mandato será em clima de despedida e não faltará afago, elogio e rasgação de seda escancarada. Foi o que todas as autoridades fizeram nesta sexta-feira, em Ilhéus.

O governador Jaques Wagner, por exemplo, afirmou algo que não chega a ser uma grande novidade. Segundo ele, Lula “sai da presidência, mas não deixa o comando do projeto político que foi inaugurado com a sua eleição”.

Wagner disse ainda que hoje o brasileiro canta o Hino Nacional com mais orgulho e comparou Lula aos ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. “Se Juscelino disse que faria cinquenta anos em cinco e Getúlio ficou conhecido como pai dos pobres, eu digo que o senhor fez oitocentos anos em oito”.

O encerramento do discurso foi de elevar o ego presidencial a níveis estratosféricos. Disse Wagner: “o senhor é o presidente de sempre, o eterno presidente dos brasileiros e dos nordestinos”.

Lula, em retribuição, declarou sobre o “galego”: “pode ter governador igual a ele, mas melhor eu duvido”. E justificou a avaliação, observando que o governador baiano é “90% alma e emoção e 10% racionalidade” e que “é disso que a classe política precisa”.

LULA ACREDITA QUE CONSTRUÇÃO DO PORTO COMEÇA EM MARÇO

Ainda na cerimônia que marcou o início das obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste, em Ilhéus, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez projeções sobre o começo da construção do Porto Sul, na região da Ponta da Tulha. Segundo o presidente, é provável que a ordem de serviço desta obra seja assinada já no primeiro trimestre de 2011.

“Penso que, se tudo der certo, lá para o mês de março a companheira Dilma estará aqui para assinar a ordem de serviço”, declarou o presidente.

O porto público será construído na região da Ponta da Tulha, ao lado do Terminal de Uso Privativo da Bahia Mineração (Bamin), empresa que irá explorar minério de ferro na região de Caetité e transportar o produto via Fiol até Ilhéus.

No momento, tanto o Porto Sul como o TUP encontram-se na fase de licenciamento ambiental.

DISCURSO DO PRESIDENTE LULA EM ILHÉUS

Discurso do presidente Lula, nesta quarta-feira (10), no Centro de Convenções de Ilhéus, durante a cerimônia em que foi assinada a ordem de serviço para a construção da Ferrrovia Oeste-Leste.

Nenhum comentário: